SANTA MARIA: MPC, MPRS e DPRS emitem Recomendação Conjunta para Município viabilizar ações de busca ativa na educação infantil.
10 de dezembro de 2025 - 08:53
O Ministério Público de Contas (MPC), representado por seu Procurador-Geral, Ângelo Gräbin Borghetti, o Ministério Público Estadual (MP), representado por sua Promotora de Justiça Rosangela Corrêa da Rosa e a Defensoria Pública do Estado (DPE), representada pela Defensora Pública dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Paula Simões Dutra de Oliveira, emitiram, em 09 de dezembro de 2025, a Recomendação Conjunta nº 02/2025, destinada ao Executivo Municipal de Santa Maria.

No documento, os signatários sinalizam a urgência na disponibilização, à Secretaria Municipal de Educação, de profissionais das áreas de assistência social e de psicologia para viabilizar ações de busca ativa de crianças, na faixa etária de 0 a 3 anos, em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento à Lei Federal nº 13.935, de 2019.


O Município de Santa Maria possui expressivo contingente de crianças oriundas de núcleos familiares em situação de vulnerabilidade social que, por desconhecimento dos direitos constitucionais e legais que lhes são assegurados ou mesmo por restrição de acesso para manifestar interesse por vagas, acabam não integrando os cadastros de lista de espera.


De outro lado, a Secretaria Municipal não dispõe de profissionais específicos para estabelecer atendimento especializado em prol dessa população mais vulnerável, o que justifica a proposição formulada pelos integrantes do Grupo de Trabalho, assegurando-se, dessa forma, o cumprimento aos critérios de prioridade previstos na Lei Federal nº 14.851, de 2024 e na Portaria nº 207, de 2025, editada pela pasta.


A medida integra uma série de ações objeto da cooperação interinstitucional firmada entre o MPC, MP e a DPE, além de outros órgãos, no Acordo de Cooperação Técnica nº 21/2025.